segunda, 21 de agosto de 2017
Início » Geral » Conselho do Negro vai representar contra racismo

Conselho do Negro vai representar contra racismo

Gravatar
20/04/2011 às 08h39
J.H. Teixeira
Jair Rodrigues

Jair Rodrigues

O Conselho do Negro de Jaú vai representar judicialmente contra a pessoa que, na semana passada, praticou crime de racismo que teve como vítima o cantor Jair Rodrigues. Wânia Soares, do conselho, disse que está tentando obter testemunhas da discriminação racial para poder entrar com a representação, segundo ela contra um comerciante da cidade que foi o autor do crime.

"Assim que soubemos do episódio, nós do Conselho já entramos em contato com todos os órgãos que cuidam da questão da discrimação racial e do preconceito, bem como com a assessoria de Jair Rodrigues e com a comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Não não poderíamos ficar alheias a um fato tão grave", disse Wânia. Soares.

Na próxima semana ela disse que estará em São Paulo para tratar pessoalmente do assunto. "Temos conhecimento de quem praticou o racismo. Trata-se de um comerciante. Estamos apelando para que as pessoas que presenciaram o ato nos procurem e testemunhem para que possamos entrar com a representação e para que atos como esse não mais se repitam em Jaú", observou.

Embora o próprio Jair Rodrigues não tenha no dia dos fatos procurado a Polícia e registrado a queixa, o Conselho do Negro diz que irá fazer isso por ele. "A comunidade negra pode fazer por ele. Já procuramos a Câmara e na próxima segunda-feira será apresentada uma moção de repúdio", disse Wânia Soares.

A representante do Conselho do Negro de Jaú disse que considera nobre o fato de a Câmara estar criando uma Medalha Zumbi dos Palmares e a indicação da jornalista Juliana Parra -que denunciou o fato em sua coluna no jornal "Comércio do Jahu'- para receber a honraria, mas que é preciso mais. "O que fica não serão troféus ou medalhas que irão apagar. Precisamos fazer alguma coisa nos meios legais", concluiu.

Sobre a denúncia de racismo, feita pela jornalisra Juliana Parra, leia também:

http://www.jaunews.net/noticias/Geral/488/Jornalista-denuncia-ato-de-racismo-contra-cantor-Jair-Rodrigues.html
 

Mais sobre: racismo em Jaú

13 Comentários(Deixe o seu)

  • João Fernandes Coelho da Silva

    É repugnante qualquer modalidade de preconceito nos dias atuais, diante das conquistas sociais na CF/88, infrações a legislação pertinente devem ser combatidas pela sociedade organizada. Esquecem os feudais, a grande maioria da população brasileira é mesclada, não descendem exclusivamente da origem européia ou caucasiana, houve no Brasil desde o seu descobrimento as diferentes pigmentações na coloração de seu povo, o que nos orgulha de nossos ascentrais, criaram uma nação forte e pujante, face os seus filhos...Parabenizo tanto a jornalista Juliana Parra, como o Conselho do Negro de Jau...

  • Edmundo

    Ótimo saber que vão atraz dos meios legais pra punir esse verme que ofendeu o Jair é lastimavel esse tipo de ofença não da pra se conformar com um negocio desses, uma pessoa tão importante como Jair Rodrigues vem a Jaú e sofre racismo isso é pra acabar com a imagem de Jaú, ja não basta as palhaçadas politicas que vem acontecendo com frequencia na cidade expondo Jaú ao ridiculo, e agora temos que arcar como mau criados por causa de um imbeciu.
    Tomara que seja punido com todo rigor da lei.

  • Fabiano Pinto

    Poxa vida, a coisa é mais grave ainda... Então foi um comerciante que cometeu o ato, e pelo jeito já identificado! Peço que não deixem passar a chance de mostrar para a cidade o quanto o racismo é ruim e está sim enraizado em nossa sociedade, tanto é que às vezes o cometemos sem perceber, as vezes num comentário ou brincadeira "inocente". Que o nome venha a tona e seja punido como exemplo para todos.

  • marcos cunha

    esse burro que fez isso com o jair, deve ser algum figurão da cidade porque o nominho dele nao aparece em lugar nenhum, sera que vao esconder o nome desse xexelento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • flavia cristina da silva soares

    Nossa que vergonha pra Jau!!!!!!!!!!!!!
    è bom pra vcs apreenderem ve bem,quem vc colocam na coluna social..Sobre nome não é tdo,alias não se da onde os jauense apreenderam isso rsrsr....Coisa cafona!! FAMILIA DE QUEM????????????????

  • Cristiano Correio

    Já não bastasse todos os problemas que a cidade já tem com CEI, Falta d'Água, Linguiça, Decretos ai vem um figurão e dá um fora desse. Vocês perceberam que Jáu a cada semana tem um fato novo, esse foi a gota d'água para nós jauenses, ainda dissem que pobre não tem educação, que só da baixaria. Vamos rever os conceitos, pois a maior riqueza de um pobre e a educação.

  • Transparência Jaú


    O vereador Fernando Frederico (PV) fez um belo discurso repudiando ato de racismo praticado em Jaú contra o cantor Jair Rodrigues e, para tanto, se utilizou das próprias músicas interpretadas pelo cantor. Além disso, elogiou a atitude da jornalista Juliana Parra que denunciou o ocorrido em sua coluna no Jornal Comércio do Jahu (exibido pela TV Câmara Jahu em 18/04/2011). Vale a pena assistir o vídeo, que está no Youtube. Eis o endereço:
    http://youtu.be/OFPexxoeFCc

  • Transparência Jaú


    O vereador Fernando Frederico (PV) fez um belo discurso repudiando ato de racismo praticado em Jaú contra o cantor Jair Rodrigues e, para tanto, se utilizou das próprias músicas interpretadas pelo cantor. Além disso, elogiou a atitude da jornalista Juliana Parra que denunciou o ocorrido em sua coluna no Jornal Comércio do Jahu (exibido pela TV Câmara Jahu em 18/04/2011). Vale a pena assistir o vídeo, que está no Youtube. Eis o endereço:
    http://youtu.be/OFPexxoeFCc

  • Benedito Alves dos Santos

    Acho extremamente contraditória a atitude do Cantor Jair Rodrigues se ofender por ser chamado de negunho...o tal cantor foi batizado com o "carinhoso" apelido de "Cachorrão da MPB" e nunca reclamou disto...a cidade de Jaú ficar de joelhos por uma atitude isolada, para mim, é o fim da picada!!!...

  • SELMA CANDIDO

    EU ME PERGUNTO, SERÁ QUE O POVO NÃO VAI ACORDAR NUNCA PARA VIDA?
    O IMPORTANTE QUE O JAIR JÁ FEZ SEU NOME E PRONTO, E O VERME DEVE SER SÓ VERME MESMO.

  • Meire

    Poxa estive no evento e Jair Rodrigues foi tão acolhedor e amável com todos que nem imaginei que ele tinha passado por esse lamentável incidente. Ele foi gentil em não ter cancelado e nos ter proporcionado tão maravilhoso show. Foi super carinhoso, caminhou pela platéia, dançou com as damas, tirou fotos e distribui e autógrafos. Tenho certeza que ele tem consciência que esse ato foi isolado de alguém que fez um comentário infeliz... Espero que diante de tudo isso, algo sirva de lição pra todos nós, precisamos parar com esse negócio de "um querer ser melhor que outro", isso nunca leva a nada, e uma coisa tenho certeza que posso dizer:Jair Rodrigues,você é maravilhoso, como ser humano e como artista, merece ter chegado onde chegou...

  • Penha Marise das Neves

    Fatos como esse, são comuns em Jaú, infelizmente não será uma mensão honrosa, uma medalha ou um troféu, que irá apagar da memória atos desta natureza, o que precisamos e deixar a hipocrizia de lado, pois, quando é para pagar, limpar, carregar, e VOTAR, o ser, o cidadão o individuo não é NEGRO, ele é um "Igual". Não vamos tapar o sol com a peneira. O melhor pedido de "Desculpas", seria que fatos como esse não mais se repetissem.

  • maria

    ahh,que feio ne' gente?acho que agora vai comecar aparecer fotos de gente negra na coluna social ne'?ou nao e'?? coisas bem piores passam todos os dias com a populacao negra de jahu e muitas pessoas veem como normal.em jahu pra ter direito de se defender tem que ser artista ou jogador de futebol senao ninguem se comove,total nao da' ibope...

Deixar Comentário

Digite as letras e/ou números que você vê na imagem abaixo:

Leia | Política de Comentários.

Versão Móvel | Contato | Anuncie

Primeiro site de notícias de Jaú.
Jornalista responsável: José Henrique Teixeira MTb 20.061
Jaunews © 1999 - 2017. Todos os direitos reservados